Tempo Turbulento: Planeamento Financeiro para os Brasileiros na China

User Written by Trey Archer on June 07, 2016.

Tempo Turbulento: Planeamento Financeiro para os Brasileiros na China

O Brasil tem um lugar especial no meu coração. Em janeiro 2007, como parte de um programa de intercâmbio de minha universidade, me mudei para São Paulo para frequentar aulas na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Aprendi português, fiz novos amigos e me envolvi em todos os aspectos da cultura brasileira, desde a feijoada e samba até as praias e o Carnaval!

Infelizmente, o Brasil de 2007 é muito diferente do Brasil atual.

O Wall Street Journal em Marzo 2016 publicou: A crise econômica brasileira é tão ruim quanto a sua crise política. Isso explica tudo. Dilma Rousseff foi expulsa de seu escritório enquanto sofre tentativas de impeachment. O Real esta pairando a 3.5:1 em relação ao dólar norte-americano, perto do nível mais baixo em dez anos. Petrobras está emaranhada numa enorme rede de corrupção e, enquanto, o país está atravessando uma de suas piores recessões já vividas , o Goldman Sachs recentemente anunciou que é possível que o Brasil esteja vivenciando uma depressão.

Com a China e o Brasil navegando em mares agitados, pode aparecer um desastre para os brasileiros morarem na China. Porém felizmente, acredite ou não, existem oportunidades em tempos de crise. Eu venho trabalhando com muitos brasileiros expatriados morando na China, e estas são as minhas recomendações para eles.

1. Troca de Moeda

Para um brasileiro morando na China, este não é o melhor momento para converter o seu yuan em reais. Atualmente, 1 CNY compra 0.5 BRL, mas há 5 anos atrás você podia comprar o dobro com 1 CNY, comprando 0.25 reais. Em vez de converter o seu yuan em reais, seria melhor diversificar em moedas diferentes. Dólares, Libras e/ou Euros são recomendáveis, especialmente na China porque o yuan está desvalorizando a cada dia e causando uma diminuição no seu salário. Sendo assim, possuir moedas reservas pode proteger o seu salário contra esta desvalorização.

2. Investimentos

Os mercados não gostam da volatilidade. Com tantas notícias negativas na imprensa sobre o Brasil e a China, não é recomendável fazer investimentos nestes lugares atualmente. Seria melhor investir nos fundos globais para reduzir riscos regional e industrial. Na realidade, investir nestes tipos de fundos globais “mata dois coelhos com uma cajadada só”: Além de fazer um investimento inteligente, você também pode diversificar em moedas diferentes.

3. Mercado Imobiliário

Um investimento alternativo é investir no mercado imobiliário. Porque os preços de casa na China já estão consideravelmente altos, e a bolha imobiliária já esta estourando no Brasil, não é recomendável comprar casa nestes dois países agora. Ao contrário, é melhor diversificar nos mercados internacionais.

Sempre existe um mercado imobiliário que está crescendo em alguma parte do mundo, e utilizando uma empresa respeitável de bens imobiliários, você pode encontrar bons investimentos neste mercado. Outra coisa que eu gosto deste mercado é que ele também serve como uma segunda casa, caso você precise de outro lugar para morar.

Eu sou optimista. Eu acho que o Brasil e o povo brasileiro podem se recuperar desta crise. Todo grande país tem crises, olha nos Estados Unidos com o Grande Depressão, a Guerra Civil, e o 11 de Setembro.

Para os brasileiros morando na China, fazer investimentos globais, diversificar em moedas reservas e comprar imóveis em outros países podem ser excelentes oportunidades. Assim, quando o Brasil superar a crise e passar a crescer novamente, você estará bem preparado para tomar vantagem do país do futuro!

Se você gostaria aprender mais, pode me contatar por e-mail trey.archer@infinitysolutions.com, ou me ligue +86 13816207274. Eu ficaria feliz ajudar para você.

Trey Archer

Trey Archer

Posted on June 07, 2016 in Portuguese Language Posts.